SOBRE
A marca Melgão Cacau e Chocolates nasceu da paixão dos seus sócios fundadores, os irmãos António e Serafim Melgão, pelo mundo do chocolate. Aliando a vasta experiência no ramo, e detetando uma falha no mercado nacional do chocolate de excelência, decidiram aventurar-se e abrir uma fábrica de chocolate, com fabrico de produtos de elevada qualidade, direcionados para os profissionais e para o grande público.
Na Melgão transformam-se cacaus, devidamente selecionados na sua origem, raros e finos de aroma, em chocolates diferenciados e de alta qualidade, apostando em variedades silvestres e raras, o que os torna tão únicos.
A fábrica está instalada no edifício da Antiga Estação Ferroviária de Montemor-o-Novo, desativado há mais de 30 anos, e mantém aos dias de hoje muitos dos seus traços originais.
Tendo por base o cacau e apostando de forma continua na melhoria, investigação e inovação, a Melgão quer destacar-se, tanto a nível nacional como internacional, pela singularidade dos seus produtos e serviços, oferecendo não só produtos de excelência mas também apostando na componente da formação.
Para além da qualidade dos produtos, na Melgão Cacau e Chocolates existem outras componentes igualmente importantes para o bom funcionamento da marca e que formam a nossa política. A origem da matéria-prima, a preservação do ecossistema, as pessoas que estão envolvidas no processo, desde agricultores das plantações de cacau até aos colaboradores diretos da Melgão, são preocupações continuas da marca.
Começando na origem do produto, todos os nossos cacaus são provenientes de pequenos agricultores, organizados geralmente em cooperativas. Antes da celebração de qualquer contrato com produtores de cacau, existe o cuidado de visitar o local das plantações, verificar o cumprimento de normas que promovam a preservação da floresta e todo o seu ecossistema. É também de extrema importância ver quais as condições dos trabalhadores destas plantações, garantindo que ganham um preço justo pelo seu trabalho e que não existe recurso a mão de obra infantil.
Estabelecemos também um protocolo com as cooperativas, com vista à criação de fundos de apoio aos agricultores com necessidades especiais.
Apostamos num controlo de qualidade rigoroso do produto, desde a fava de cacau até ao produto final.
Apostamos em energias amigas do ambiente, e contamos com uma central fotovoltaica nas nossas instalações, da qual conseguimos obter dois terços da energia que consumimos.
Os resíduos resultantes da nossa produção são devidamente separados e encaminhados para locais próprios. As nossas embalagens são recicláveis, havendo uma preocupação e investigação continua por materiais mais amigos do ambiente.
Nas nossas instalações os nossos colaboradores têm acesso a um bom espaço de trabalho, com bastante luz, com condições de higiene e segurança, formação continua, promovendo sempre o espírito de equipa.